Blog BMSaúde
Notícias e dicas sobre Fisioterapia e Osteopatia
Será o Crossfit mais perigoso que os outros desportos?
✔️O crossfit é um dos desportos mais populares e em grande crescimento em todo o mundo com mais de 13000 boxes e milhares de praticantes diários.
É uma atividade física de alguma competitividade entre atletas mas simultaneamente de muito companheirismo e entreajuda, e inclui elementos de halterofilismo, ginástica, treino de alta intensidade intervalado e calistenia. (Kiril Alekseyev et al, 2019)
Como em qualquer outro desporto o risco de lesão está presente, e é importante percebermos quais as lesões mais comuns para que se consiga planear um tratamento de osteopatia com o intuito de reduzir esse risco ou até melhorar a performance física.
Num estudo com 885 atletas o total de lesionados foi de 295 (33.3%) e 590 não lesionados (66.7%) sendo as zonas mais afetadas as seguintes, Lombar 32,3% e Ombros 21,2% (Kiril Alekseyev et al, 2019).
Noutro estudo vários investigadores examinaram a natureza das lesões relacionadas com o crossfit e concluíram que este tipo de treino não é mais perigoso que outros, de facto, o ratio das lesões encontra-se entre 2.0 a 3,5 lesões por 1000 horas de treino, o que é menor que formas mais tradicionais de treino (Feito et al.)
Dos 3049 atletas que completaram o inquérito deste estudo, 931 (30.5%) referiram ter sofrido uma lesão durante o treino de crossfit que é uma percentagem parecida com o estudo de Kiril et al. Os investigadores concluíram que os atletas menos experientes têm maior probabilidade de se lesionarem, muito provavelmente devido à falta da capacidade de executar os movimentos com uma boa mecânica.
🎯A osteopatia é extremamente benéfica não só para tratar lesões decorrentes do crossfit mas para garantir que não existem nenhumas restrições articulares e/ou fasciais que comprometam a biomecânica, evitando deste modo gestos técnicos defeituosos que possam conduzir a lesões e à interrupção da prática desportiva.