Blog BMSaúde

Notícias e dicas sobre Fisioterapia e Osteopatia

Osteopatia no surf


O surf é uma prática desportiva com cada vez mais praticantes, e com um maior número de praticantes há também um aumento das lesões.

Dentro das várias lesões podemos encontrar, lesões traumáticas devido a impactos com a prancha ou com o fundo do mar e lesões causadas por movimentos repetitivos e sobre-uso.


A osteopatia pode ajudar na prevenção e/ou no tratamento, sobretudo corrigindo as possíveis alterações da biomecânica e bloqueios articulares que possam comprometer as articulações mais próximas e ainda corrigindo más posturas que possam desencadear dores.


As zonas possivelmente mais afetadas são o complexo articular do ombro, joelhos e a coluna lombar.

Devido aos movimentos de rotação do tronco podem acontecer entorses do joelho com lesão do ligamento lateral interno e meniscos sendo necessário que as articulações do tornozelo e da anca tenham uma boa mobilidade para diminuir a probabilidade de lesão.


As lesões no ombro mais comuns com a prática do surf são as lesões da coifa dos rotadores causadas pelo movimento circular que o braço faz durante a remada e que podem ter origem, ou ser agravadas, se houver um bloqueio da articulação entre clavícula e esterno e/ou entre clavícula e acrómio (parte da omoplata) e ainda entre a omoplata e a grelha costal. A localização da dor é na região lateral e anterior do ombro, podendo também existir inchaço ou uma sensação de calor na região afetada.


Relativamente à coluna lombar, a posição de deitado na prancha favorece um aumento da lordose lombar podendo aumentar um possível desgaste nas facetas articulares, sendo assim importante fazer um trabalho de correção postural e reforço da parede abdominal. Nesta situação o paciente irá sentir dor quando inclina o tronco para trás e para o lado.


Não deixe de marcar uma sessão de tratamento caso sinta algum desconforto durante a prática desportiva de modo a que se consiga tratar a causa do problema mais precocemente, diminuindo assim o tempo de recuperação.


Fale Connosco! Ficaremos felizes em o ajudar!