Blog BMSaúde
Notícias e dicas sobre Fisioterapia e Osteopatia
O que é uma entorse do tornozelo
A entorse do tornozelo é uma lesão do sistema cápsulo ligamentar que pode ser completa ou parcial. A entorse mais comum (85% dos casos) normalmente é causada por um movimento forçado de inversão (ponta do pé para dentro) para lá dos limites normais da articulação lesionado o ligamento lateral externo, podendo afetar também o ligamento tibioperoneal inferior entre outros. (Ricard,157)
As lesões no tornozelo são um problema comum, sendo responsáveis por 12% de todos os traumatismos atendidos nas urgências, e só as entorses representam 15% das lesões desportivas.
A entorse é classificada consoante a gravidade e 44% dos pacientes que tenham sofrido uma, passado um ano ainda apresentam sequelas de dor, instabilidade mecânica sendo por isso muito importante tratar a lesão o mais precocemente e melhor possível.
A osteopatia além de tratar das disfunções biomecânicas do pé e tornozelo também vai identificar e tratar as consequências nas outras articulações que ocorrem neste tipo de lesões, tornando o tratamento mais completo comparativamente ao tratamento de fisioterapia.
Algumas consequências incluem, uma compressão tíbio-tarsiana, uma maior tensão da cadeia posterior, uma rotação do ilíaco e uma alteração das linhas de gravidade.
Caso tenha sofrido uma entorse ou pior ainda, caso tenha tido entorses recidivas, marque uma consulta de modo a que se possam corrigir as disfunções articulares reduzindo assim a dor e a incapacidade funcional.
Ricard, François. Medicina Osteopática, Membro inferior. Escuela de Osteopatia de Madrid, 2012.